Felicidade não é algo que se pode encontrar e possuir. Ela esta a nossa disposição e ao mesmo tempo não temos nenhuma autoridade sobre ela. Ela envolve fatores geneticos e fatores externos sobre os quais não temos controle. Na verdade até mesmo a forma como encaramos a vida, e que pode decidir sobre nosso bem estar mental, é influenciada pelas experiencias que obtivemos e não pela vontade. Até mesmo nossa força de vontade é influenciada por fatores geneticos, externos e pela nossa experiência.
Para ilustrar imaginemos um garoto que nasceu numa favela, sua avô com quem vive o trata com muita grosseria, logo ele vai ser o reflexo da avô dele no trato com outras pessoas. Ele vai crescer em um meio onde o trafico de drogas é levado como algo certo, todos a sua volta vêem atos como carregar armas e vender drogas como algo normal. Se nunca ninguém disse pra ele que que aquilo é errado ele não tem como saber que é. Ele não conhece os lados negativos do trafico porque ninguém disse pra ele que este lado existe. Vivendo em um ambiente onde tem poucas opções de emprego, e o trafico é lucrativo fica obvio qual vai ser sua opção.
Agora imagine que apareceu alguem desconhecido dizendo que o trafico é errado. Ele provavelmente não vai dar atenção para esta pessoa e nem vai ouvi-la, pois na visão dele essa pessoa esta falando "asneiras". Logo a vida dele vai ser no trafico. Mas digamos que ele é um cara curioso por natureza (genética), neste caso existe uma chance maior dele ouvir essa pessoa e dependendo da sua capacidade de "reflexão", que é definida por conexões entre neurônios, condições físicas e psicológicas, etc. Enfim, muita coisa que não da pra controlar, logo o que faremos e se isso nos tornara felizes não esta no nosso controle. Afinal, para podermos decidir fazermos o que gostamos precisamos nascer em um meio que nos ensine isso. eu podia argumentar mais, porem cansei de escrever... rs
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)